Onde eu vou agora? - Caçador, SC
- Caçarelatos
- 29 de mai. de 2018
- 3 min de leitura

Caçador é um rio pequenino, que deu nome a uma cidade. Cidade que se encontra em uma região que já foi alvo de muitos conflitos e disputas por terras: o Vale do Contestado. Atualmente a cidade de aproximadamente 80 mil habitantes, tornou-se um ponto histórico-turístico da região. Com lindas paisagens e lugares encantadores, o município pode ser o lugar ideal para você passar um final de semana 😉
Mas o que é que tem em Caçador?
O que não falta nessa cidade são lugares incríveis que vão te render ótimos cliques📷😍

Ponte Antônio Bortolon
É um dos maiores monumentos históricos da cidade de Caçador. Sua estrutura é baseada na Ponte Vecchio, que fica sobre o rio Brenta, na Itália.Construída com pequenas tábuas de imbuia, a ponte Antônio Bortolon foi inaugurada em 1925.
A ponte original foi levada, pela correnteza do Rio do Peixe, na enchente que atingiu a região meio-oeste Catarinense, em 1983. Em 1985 uma nova ponte, com as mesmas características históricas da primeira, foi construída e permanece até hoje. A estrutura possui 45 metros de extensão e 2,4m de altura e capacidade para cinco toneladas.

Museu do Contestado
É o berço da história local. No museu, pode-se conhecer a história da Guerra do Contestado, o confronto bélico mais importante do Estado de Santa Catarina. Seu acervo revela os costumes dos indígenas, dos caboclos, dos militares e de todo o povo que passou pelo município e por toda a região.O museu foi eleito o segundo marco caracterizador do Estado, por voto popular, em 1997.

Catedral São Francisco de Assis
A Catedral São Francisco de Assis de Caçador é o monumento de grande valor artístico e sócio-cultural da cidade de Caçador. O templo une características das arquiteturas romana, coríntia e italiana. O que garante um estilo neoclássico à construção. além da infinita beleza do local, o sino, o relógio, o órgão e as missas, fazem da igreja um lindo ponto turístico.

Parque Central José Rossi Adami
Sem sombra de dúvidas, é o ponto central de encontro da comunidade. Conta com quadras de basquete, bocha, campo de futebol, campo de areia, brinquedos para as crianças, pracinhas, faixa para ciclistas e pedestres, palco para apresentações culturais, gramados, um pequeno bosque, lugar para alimentação.... ufa! Você vai adorar conhecê-lo!

Ponte de Ferro
A Ponte em Arco, conhecida também como a Ponte de Ferro foi construída juntamente com a Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande pela empresa Brazil Railway Company.
Iniciada em 1907 e concluída em 1910, a construção trouxe para a região inúmeros
trabalhadores e engenheiros.Originalmente a ponte era de madeira e apenas em 1940 foi reconstruída em ferro para suportar cargas mais pesadas.

A Praça da Carroça
A Praça Ulipe Domenico Dalmas foi construída na década de 90 e recentemente remodelada contendo um monumento de uma carroça, canteiros de flores, arborização e bancos.
A praça fica na cabeceira da Ponte Pedro Bortolon, na esquina das Ruas Altamiro Guimarães com Aristiliano Ramos, conhecida como Beira Rio. O local que é ponto de encontro de jovens e famílias de Caçador, bastante utilizada para caminhadas e passeios de bicicleta.

Chaminé
Localizada na Rua Victor Meirelles, no centro da cidade, foi erguida pela fábrica de caixas Frederico Reichmann.
Era usada para gerar energia como uma máquina a vapor. A fábrica deixou de funcionar a muitos anos dando lugar posteriormente a salões de bailes e danceterias que estiveram ativas até o local pegar fogo devido às velhas instalações elétricas. Do velho galpão só sobraram os escombros, mas a chaminé continua lá, com seus 40 metros de altura, construída com tijolos maciços, em estilo europeu, num padrão raramente encontrado no Brasil.

Estação Experimental da Epagri
Fundada em 1938 para promover diversas culturas, como trigo, cevada, centeio, aveia, milho, feijão, ameixa, hortaliças, forrageiras e adubos verdes.
Por meio de acordos de cooperação técnica assinados com órgãos americanos, europeus e asiáticos a Estação se destaca como fonte de informação e pela introdução de tecnologias inéditas, como: a disponibilização de cultivares de maçã e alho, a quebra artificial de dormência das plantas, a produção integrada de tomate, a conservação de frutas, além de contribuições importantes no desenvolvimento da piscicultura e de várias etapas das cadeias produtivas de maçã, alho, tomate e pera. Além disso detêm a reserva Florestal EMBRAPA/EPAGRI de Caçador.

Pracinha Nossa Senhora Aparecida
A praça fica no centro da cidade. Conta com um parquinho para as crianças, um coreto, e a capela, constantemente visitada pelos moradores da região. Em tempos de páscoa e natal, a praça fica ainda mais linda com as decorações que não podem faltar! Com muitas árvores e bancos, é um bom lugar para tomar um sorvetinho e relaxar.
fontes e textos:
http://www.cacador.sc.gov.br/turismo
http://www.guiasc.tur.br/
http://www.conhecendomuseus.com.br/
créditos às imagens:
Prefeitura de Caçador/ Rodrigo Morais
Fotógrafo Jorge Tadeu
Comments